quinta-feira, abril 05, 2007

Problemas de potência Britânicos

O jornal britânico Independent on Sunday publicou no primeiro dia de Abril uma notícia que contava o relato de um jardineiro que tinha descoberto, acidentalmente, que uma planta que utilizada numa infusão de chá seria capaz de provocar o mesmo efeito do Viagra, conta a BBC. A notícia contava que tinha havido uma corrida desenfreada às lojas de plantas, em busca da Erica Carnea, nome cientifico dado a uma espécie de arbusto que floresce no Inverno, relatava histórias de homens que discutiam pelas últimas folhas da planta disponíveis para venda e de esposas incomodadas com o interesse repentino dos maridos por jardinagem.
Eram também descritas declarações de especialistas do Royal Botanic Gardens, em Edimburgo, e do suposto «descobridor» da planta.
O homem, um restaurador de móveis de 55 anos, chamado Michael Ford, explicava que o hábito de fazer experiências com bebidas à base de plantas o tinha levado a tomar uma infusão da planta.
O efeito teria sido «imediato», segundo o próprio revelava ao jornal: «Tive de ficar na minha oficina uma hora antes de poder andar decentemente pelas ruas», frisou.
A informação sobre a planta «milagrosa» resultou num enorme número de telefonemas e e-mails ao Royal Botanic Gardens. O problema é que a suposta notícia do Independent era, afinal, uma engendrada mentira. No Reino Unido, a tradição de publicar notícias falsas, sem avisar os leitores, no dia das mentiras é encarada como um assunto sério pelos jornalistas apesar de já ter causado muitos mal-entendidos.
Os jornalistas ingleses não deixaram escapar nenhum pormenor para dar credibilidade à notícia. Antes de publicarem a informação entraram em contacto com o Royal Botanic Gardens de modo a assegurar que nenhum leitor entusiasmado sofresse uma intoxicação ao ingerir grandes infusões da planta que, a contas feitas, teve mais fama que proveito.

In Portugal Diário

Sem comentários: