sexta-feira, maio 08, 2009

Uma cidadã em Lisboa

7/05/09
Comunicado recebido pela cidadã por parte da divisão de Trânsito do comando metropolitano de Lisboa

"Devido à realização do programa de festividades a levar a efeito pela Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde e de São Sebastião, fica V. Exa informado de que o estacionamento, nesta área, fica vedado a todos os veículos desde o dia 09/05 até ao dia 11/05, pelo que terá de ser retirado sob pena de vir a ser rebocado..."

A primeira pergunta que se faz é : O quê! Vão rebocar o estacionamento?!
A segunda é: O quê! E onde é que eu vou estacionar o carro durante três dias?!

08/05/09

1º Contacto: Junta de Freguesia do Socorro (JFS)
Identificação por parte da cidadã do problema acima mencionado, que a partir de agora será identificado como blá blá blá
JFS : ahhh pois. Isso deve ser por causa da procissão. Mas agora o Sr. Marcelino ( Presidente da JFS) não está e não pode falar com ele
Cidadã (C): Sim eu sei que é por causa da procissão. O que eu preciso de saber é onde é que eu vou estacionar o carro. (entre outros mimos adaptados ao contexto, a partir de agora identificado com "#%!@!!!#$%&")
JFS: ahh pois não sei. Nós não fizemos nada porque não temos instruções para isso. O Sr. Marcelino esteve ausente a semana toda
C: #%!@!!!#$%&
JFS: ahh pois. ò Rosinha o Sr. Marcelino disse alguma coisa por causa da procissão... ahhh... pois nós não fizemos nada porque não recebemos instruções... Mas porque é que não liga para a Real Irmandade e fala com eles?
C: #%!@!!!#$%&
JFS: Não, eu não a estou a despachar para a Real Irmandade, mas eles é que vão fazer a procissão e devem ter tratado do estacionamento... Mas o Sr. Marcelino não está senão a Sra falava com ele...
C: #%!@!!!#$%&

2º Contacto
Divisão de Trânsito (DT)( Leia-se o seguinte diálogo com sotaque de Viseu bem carregado)
C: Eu desejava falar com o subcomissário Paulo Varandas
DT: Olhe eu axo que ele está no exterior... mas eu vou passar se ele não atender é porque não está
DT: Ahh é a Sra d'abocado. Pois o subcomissário está no exterior
C: Gostava de falar com alguém responsável
DT: Então mas o que é que se passa?
C: blá blá blá
DT: Ah isso é por causa da procissão. Vai estar encerrado desde as 13.00 do dia 09/05 até às 19.00 do dia 11/05, no sábado é a procissão ...
C: Sim mas eu não quero saber o horário quero saber é onde é que estaciono o carro
DT: Ah pois isso não sei minha senhora. Então mas naquele largo ao pé do Hospital de S. José não há lugar para estacionar?
(Para quem não conhece fica na colina oposta à morada da cidadã, inclusivé tem vista para lá, e são talvez 2km de distância)
C: #%!@!!!#$%&, #%!@!!!#$%&,
DT: Antão mas a procissão faz-se todos os anos...
C:#%!@!!!#$%&,
DT: O quêi.. Nos outros bairros nunca a mandaram remover o carro...
C: #%!@!!!#$%&
DT: Ó minha Sra eu isso não sei, o meu posto é tão pequenino. Sou tão baixinho aqui dentro... uiii sabe lá como eu sou pequenino... vou ver se o oficial de dia a pode ajudar... ( PI, PI, PI som das teclas do telefone a marcar para o oficial de dia, silêncio durante alguns segundos ) sim? sim?
C: Sim estou
DT: Olhe o oficial de dia saiu. Tente ligar mais daqui a um buncadinho
C: Quanto tempo?
DT: Não sei... um buncadinho

3º Contacto
Linha de atendimento ao municipe (LAM)
C: Blá Blá Blá
LAM: Não Não tenho conhecimento de nada. (Inumera várias ruas cortadas ao trânsito) sugiro-lhe que ligue para o departamento segurança rodoviária e tráfego porque eles é que decidem lá

4º Contacto
Departamento de Segurança Rodoviária e Tráfego (DSRT)
C: Blá Blá Blá
DSRT: Não Não tenho conhecimento de nada. (Inumera várias ruas cortadas ao trânsito)
C: #%!@!!!#$%&
DSRT: Pois mas nós aqui não sabemos de nada. Sugiro-lhe que ligue para a divisão de trânsito, eles lá devem saber

5º Contacto
Governo Civil de Lisboa (GCL)
C: Blá Blá Blá
GCL: Sim sim, é as festividades da Real Irmandade. Isso quem lhe pode dizer é a PSP. Nós aqui só autorizamos e depois comunicamos com eles. Eles é que são responsaveis pela organização do trânsito e de arranjar alternativas aos moradores

6º Contacto
PSP - 1º Comando Seccção de Operações
C: Blá Blá Blá
PSP: Não sei. Nós aqui não temos conhecimento de nada. Isso quem lhe pode dizer é a Câmara.
C: #%!@!!!#$%&
PSP: Pois mas nós aqui não a podemos ajudar. Porque é que não manda um email ou um fax para o Presidente da Câmara. Alguém há-de pegar no fax e dar despacho...

3 comentários:

Cottonmouth disse...

Deves andar com muito tempo livre, não? ou com falta de vontade para trabalhar...
Depois não dá para ir jantar e tal, nem almoço que isto está brabo, e lanchinho nem vê-lo que nem pensar... tch tch tch!
Estranhas prioridades...

Anónimo disse...

No dia em que o Isaltino decidir passar-te com a procissão à porta e pretender que vás estacionar o carro ao cu de judas, a malta depois conversa! :))

Cottonmouth disse...

o Isaltino, apesar de corrupto, só antagoniza gente de fora do concelho que queira estacionar à minha porta.
Donde, os residentes têm dístico.
Quem quer apanhar o comboio e tem a ousadia de trazer o carro para estacionar, encontra o parque publico do jardim de oeiras fechado com a feira das festas de oeiras lá dentro: ou arrota o parquímetro para o dia todo ou vai de carro para Lx.
Por outro lado, quem só quer estacionar por 5 minutos, também arrota o parquímetro para o dia todo, porque não há durações mais curtas, que a ParquesTejo, empresa municipal, está com falta de dinheiro.