quarta-feira, março 05, 2008

Surrealismos de trabalhar em casa

Ver uma ambulância vir trazer uma moto serra ao jipe dos bombeiros e ao carro da psp.

Reflexões:
- quando as folhas de uma palmeira pegam fogo, tem de se "moto-serrar" primeiro antes de deitar água.
- um jipe dos bombeiros só consegue puxar a água da bomba externa com o motor extra que carrega nas traseiras, se o capot do motor, à frente, estiver aberto. Provavelmente com o esforço atrás, se o motor não arejar, pega fogo à frente, e não queremos ter a visão de um jipe dos bombeiros a auto-apagar-se com a sua própria mangueira.
- não convém estacionar o carro por baixo de uma palmeira junto a prédios de mais de um andar, senão é rebocado quando a palmeira pega fogo.
- nas operações de apagar palmeiras, os agentes da psp (os do carro da psp e os do carro de reboque) estão para os bombeiros, como nas obras os encarregados tugas estão para os europeus de leste: uns olham, outros trabalham.
- apagar uma folha de palmeira a arder é coisa para mais de 45 minutos. E, pelo barulho do outro lado da casa que oiço no escritório, ainda vai durar pelo menos mais 30 minutos.
- daqui para a frente, não esquecer de ter cuidado com beatas voadoras ao passar por baixo das janelas da vizinhança. não, não são das que vão à igreja, são das outras que ardem, apesar de nesta vizinhança também convir ter cuidado com as primeiras, mesmo que não voem.
- para um ladrão informado, não há como deitar fogo a uma palmeira e sentar-se a contar cabeças nas janelas que se abrem.
- não há como fumar um cigarro depois do esforço de apagar uma palmeira que arde por causa de uma beata. Pelo menos no caso de se ser bombeiro.
- não há também como continuar com o motor extra do jipe ligado, com aquele ronronar bom de um motor a gasóleo de 20 anos a ecoar pelo bairro, a galhofar em amena cavaqueira com agentes da psp, enquanto se mira a palmeira, aguardando eventuais e improváveis reacendimentos. Pelo menos no caso de se ser bombeiro.
- uma palmeira reacende até 25 minutos depois de ter sido apagada. depois podem ir embora, descansados.
- nas operações de apagar palmeiras, existe um técnico superior gordo dos bombeiros que vem, no final, inspeccionar, noutra carrinha dos bombeiros, se os colegas estão a enrolar a mangueira do jipe correctamente e conseguem desligar o motor do jipe, enquanto troca impressões joquosas com os agentes da psp.
- para além do supervisor, neste tipo de operações, são precisas 2 bombeiras para enrolar cuidadosamente as duas mangueiras utilizadas e 2 bombeiros, um para desligar o motor extra do jipe e outro para moto-serrar a palmeira.
- são precisos 2 agentes da psp para controlar a operação e 1 outro para o reboque.
- são precisos 2 veículos dos bombeiros, 1 carro da psp, 1 reboque da psp e 1 ambulância para trazer a moto-serra.
- não sei se é preciso mais alguém ou mais algum veículo porque só fui à janela 3 vezes, por escassos 10 segundos, e só após mais de meia hora de barulho infernal a incomodar-me no escritório.

2 comentários:

Eyelash viper disse...

Há palmeiras importantes!

Cottonmouth disse...

o engraçado mesmo, é que se olhares agora para a palmeira, não dás porque esteve a arder, tal foi a magnitude da coisa.
entretanto houve pelo menos mais 2 profissionais envolvidos: os funcionários da câmara que vieram buscar a 3 folhas de palmeira moto-serradas que estavam junto à estrada. Isto prefaz pelo menos um total de 10 funcionários públicos (tinha também esquecido o condutor da ambulância) para apagar uma folha de palmeira! Eficiência!