segunda-feira, janeiro 07, 2008

2007 pelos fotógrafos do Público

Há sentimentos inexplicáveis, mas sempre que havia uma foto do Miguel Madeira eu gostava e reconhecia mesmo antes de ver de quem era. Sendo totalmente leiga em fotografia, é espantoso que se sinta algo de comum ao longo das fotos. Talvez quem saiba a técnica, consiga explicar...

via XLMen, via BilhaO2

5 comentários:

Casper disse...

Explicar o quê? As tuas reacções perante as imagens? Isso só tu é que podes fazer.

Quanto muito, quem criou a imagem poderá explicar-te quais as reacções dele(a) ou, quanto muito, o que pretendia que os outros sentissem...

Cottonmouth disse...

Expliquei-me mal. Não estou a falar de sentimentos nesse sentido.

A questão é: como é uma ignorante abécula em fotografia como eu, consegue identificar o autor pela foto, antes de olhar para o nome (independentemente de gostar ou não da foto).

Será que tem a ver com algumas técnicas comuns que tenham sido utilizadas? Tipo de lente, luz, "martelamento" (vulgo "photoshopamento") pós-foto...?

Em pintura, sou ignorante também, mas sabendo o estilo de meia dúzia de principais pintores, posso ser capaz de identificar frequentemente obras deles. Mas aí, eu consigo saber o que é o "estilo": textura da tinta, cores, pincelada...

Como é que, aqui, eu defino o "estilo"? Nomeadamente, no caso deste fotógrafo, os prós como tu conseguem distinguir as técnicas que estão por trás e que fazem com que esse estilo seja comum ao longo das suas fotos.

Cottonmouth disse...

Era um ? no final:
"Nomeadamente, no caso deste fotógrafo, os prós como tu conseguem distinguir as técnicas que estão por trás e que fazem com que esse estilo seja comum ao longo das suas fotos?"

Obrigada!

Casper disse...

As técnicas aprendem-se e não são particularmente difíceis. Não é como a pintura, é uma questão de perceber o funcionamento da máquina, das ópticas e das diferentes formas de manipular tudo.

O mais difícil é olhar para a realidade e conseguir fazer uma imagem interessante a partir disso. Saber o que ter ou não na imagem, qual a melhor luz utilizar e, sobretudo, o que é que se quer transmitir.

Como em tudo, essa parte requer talento.

E assim como os pintores desenvolvem uma certa estética, os fotógrafos também. Basta ver coisas do Bresson, do Kertez ou do Man Ray para perceber isso.

Tu consegues perceber quem tirou a foto pela mesma razão que consegues identificar um pintor. Percebes que uma determinada estética corresponde a um determinado artista. Não precisas de perceber o que quer que seja da técnica para isso, basta teres uma boa dose de sensibilidade...

Penso eu de que.

Cottonmouth disse...

yes master!